quinta-feira, 30 de abril de 2015

1º de MAIO de 2015. DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES



1º de MAIO de 2015. DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES.

 Resultado de imagem para dia do trabalhador charge

EM TRIBUTO AOS TRABALHADORES DO MUNDO TODO E DIANTE DO RECONHECIMENTO DE QUE AS CLASSES TRABALHADORAS DE TODOS OS PAÍSES SEMPRE E PERMANENTEMENTE LUTARAM PELAS LIBERDADES.

DIANTE DISTO O BLOG DO AMÉLIO FAZ HOMENAGEM NESTE 1º DE MAIO DE 2015, DESEJANDO QUE OS VERSOS ABAIXO REGISTRADOS DO “ESTATUTO DO HOMEM” SE TORNEM VERDADE REAL PARA TODOS OS QUE LABORAM DIGNAMENTE, EXERCENDO A SUA PROFISSÃO COMO TRABALHADORES:

VIVA O 1º DE MAIO!  VIVA AOS TRABALHADORES!

ESTATUTO DO HOMEM 

(ATO INSTITUCIONAL PERMANENTE)

Poema de Thiago de Mello a Carlos Heitor Cony 

Artigo I
Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II
Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III
Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV
Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo único:
O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo V
Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira.

Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras.

O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.


Artigo VI
Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo VIII
Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX
Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X
Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI
Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo XIII
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras.

Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final.

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas.

A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Santiago do Chile, abril de 1964.

terça-feira, 28 de abril de 2015

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL x FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO.



FINANCIAMENTO ESTUDANTIL x FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO.

 Resultado de imagem para FIES CHARGE

Temos visto pelos noticiários da grande imprensa, desde o início deste ano, a enorme celeuma em torno do FIES – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL, ameaçado na destinação de seus recursos pelo Governo Federal sob a alegação do corte de verbas, todo em nome do ajuste fiscal. E, por conta disto, milhares de estudantes brasileiros das camadas mais humildes da nossa população e que não possuem condições financeiras para pagar um Curso Superior por conta própria vem sofrendo forte ameaça de não conseguir, neste ano, acesso ao benefício social aplicado em garantia ao direito de estudar e, assim, de perder o ano, perder o curso, perder seus sonhos e de ver desmoronado seu projeto de futuro. Ou seja, uma verdadeira “mutilação” social justamente para os jovens aos quais está colocada a incumbência histórica de construir a sociedade melhor, um Brasil mais justo e humano para todos, e com base na melhor educação e formação.

Pois bem, o que é o FIES. O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao FIES os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. No ano de 2010 o FIES passou a funcionar como seu operador o Fundo Nacional de Educação (FNDE). As verbas para o financiamento do sistema provem dos recursos da União.

Entretanto, neste ano 2015, por conta do “ajuste fiscal” o Governo Federal minguou os recursos para o FIES, limitou recursos e provocou enorme adiamento no calendário para habilitação dos estudantes ao programa e para a renovação dos contratos do financiamento, que deverão ter os prazos renovados sob pena de exclusão de milhares de estudantes de baixa renda. E tudo por causa da alegada “falta de dinheiro, do ajuste fiscal, do rombo nas contas públicas, da corrupção, do desvio deslavado de dinheiro público, da sacanagem política, etc.” 

ENTRETANTO...enquanto isso...para os amigos do poder não fata dinheiro de jeito nenhum.

 Resultado de imagem para FINANCIAMENTO PARTIDÁRIO CHARGE

PARA O FUNDO PARTIDÁRIO (financiamento dos Partidos Políticos com verbas públicas) NÃO HÁ PROBLEMA DE GRANA, não tem ajuste fiscal... de tal modo que o Projeto do Orçamento para 2015 indicava que seriam repassados aos partidos políticos R$ 289 milhões, porém atendendo pedido dos Presidentes dos Partidos Políticos por carta dirigida no dia 25 de março de 2015 à Presidenta DILMA que prontamente atendeu os amigos e mandou incluir uma emenda ao Projeto, estipulando o valor do dinheiro público, dos nossos impostos pagos, destinados aos partidos políticos, no valor de R$ 867,5 milhões, ou seja, quase triplicou o valor para o repasse ao Fundo Partidário, e já sancionado o Orçamento pela Presidenta DILMA... e bastou apenas uma simples cartinha... pedindo aumento das verbas para o Fundo Partidário...é mole!   

Isso quer dizer, a UNIÃO FEDERAL não tem verbas para financiar os estudantes do Brasil, mas tem dinheiro à vontade para financiar os “amigos do poder”. Este é o Brasil em que estamos vivendo, o Brasil que nós não queremos. Assim, para finalizar, emprestarei o chavão do BORIS CASOY... isto é uma vergonha! 

Nota ZERO Dona Dilma!